Distribuidor de combustíveis: como escolher um?

O combustível é o principal produto do seu posto. Se você tem algum problema com seu distribuidor de combustíveis, isso afeta diretamente na qualidade da entrega do seu principal produto, até mesmo pode ter um combustível de qualidade duvidosa ou mesmo não receber a quantidade solicitada. Podendo sofrer consequências sérias na reputação e confiabilidade do seu negócio. É necessário saber escolher bem os seus fornecedores, pois eles são uns dos pilares que mantem o seu posto de combustível e é uma parceria de longa data.

Apesar do mercado de combustível ter, praticamente, um padrão são inúmeros fornecedores no mercado, cada um com suas particularidades. Por isso, vamos te ajudar com algumas dicas para que você escolha o fornecedor ideal.

8 dicas valiosas para encontrar o distribuidor de combustíveis ideal

1. Pesquise recomendações

Por mais que saibamos que o marketing digital dominou o mercado, o boca a boca continua funcionando, e muito bem, sendo uma excelente ferramenta para as tomadas de decisões. Pergunte aos clientes do distribuidor de combustíveis, que seu posto está cogitando fechar negócio, como é a experiência deles com relação a entrega dos serviços e dos produtos. Contudo, a internet, também é um ótimo lugar para você buscar informação sobre, veja se as redes sociais são alimentadas, ler tudo o que tem no site, o que informam sobre políticas de compra e a forma como interagem com os clientes. 

Além disso, pode pesquisar, também, se a empresa tem algo irregular com os órgãos reguladores. Como, por exemplo, com relação ao transporte de combustível, combustível adulterado, não seguir as normas de segurança. Qualquer uma dessas informações ficam disponível na internet sendo de fácil acesso. 

2. Verifique se o distribuidor é autorizado

Infelizmente, como qualquer outro setor, sempre há empresas que não seguem as legislações ou sempre encontram alguma brecha para se beneficiarem. Portanto, é sempre recomendado pedir ao distribuidor de combustíveis os documentos oficiais que lhe autorizam prestar serviços, além dos certificados de qualidade do produto. Dessa forma, você evitar entrar numa parceria com algum distribuidor e ter problemas tanto com os clientes quanto com os órgãos reguladores. 

No site da Agência Nacional do Petróleo (ANP), tem todas as informações sobre as exigências com relação aos distribuidores de combustíveis, e você as deve levar em consideração antes de contratar um distribuidor de combustíveis para o seu posto de combustível. Outro fator importante que deve se atentar são as certificações nacionais e internacionais de segurança e qualidade que estão presentes nas normas NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001, atestando a confiabilidade do produto.

3. Tire todas as dúvidas com o distribuidor

Embora tenha buscado recomendações e tenha encontrado um bastante informações boas sobre o distribuidor, é preciso se assegurar por todos os meios. Por isso, faça os testes com o distribuidor de combustíveis.

Formule perguntas para saber se o distribuidor de combustíveis é realmente a que você busca. Pergunte sobre as medidas de segurança, sobre quanto tempo está no mercado, os certificados e qualquer outra coisa que você julgar importante. 

4. Tenha cuidado com preços baixos 

Cada distribuidor terá um preço de combustível, no entanto, sabemos que em todo mercado existe uma média. E que a diferença do preço de um distribuidor de combustíveis para o outro não deve ser algo absurdo. Até porque os impostos cobrados e o valor do fornecedor ou importadora não diferem muito de um distribuidor para o outro. 

Se o valor da gasolina estiver muito baixo, isso pode ser um indício de que está adulterada. O que é um enorme problema, pois um automóvel que usa gasolina adulterada, logo, irá ter problemas na ignição e perda na capacidade de arranque. Isso pode gerar sérios problemas, inclusive na justiça. 

Posto de combustível pesquisando a escolha do distribuidor
Posto de combustível pesquisando a escolha do distribuidor

5. Verifique a qualidade e a segurança do produto

Tem que averiguar se o posto possui autorização da ANP, mas não é só isso, é preciso verificar se o distribuidor de combustíveis seguem as normas de qualidade e segurança indicadas pelo órgão regulador. 

Não é difícil analisar a procedência do combustível, mesmo a olho nu, é possível analisar o combustível fornecido. Sabemos que deve estar límpido, sem impurezas e na sua cor natural. E se o combustível não estiver apresentando essas características, você deve pedir os resultados dos testes de laboratório para comprovar a qualidade do produto.

Ainda com relação a segurança, é importante verificar o lacre de segurança da carga, que deve estar intacta. Pois se não estiver, é grande sinal que o combustível pode ter sido adulterado

6. Conheça a logística do distribuidor

Um bom fornecedor jamais deixará o seu cliente sem o produto solicitado. O gestores de postos de combustível sempre investigam a qualidade do combustível, se o distribuidor está de acordo com as legislações e tudo com relação a segurança. No entanto, esquecem uma parte do processo muito importante para a entrega do produto: a logística. Não adianta vender um produto excelente e não conseguir entregá-lo.  

Se atente a esse ponto e certifique-se de que o distribuidor irá atender toda a sua demanda dentro do prazo estipulado. Entenda que avaliar a logística é essencial e evita problemas futuros. Por fim, verifique a frequência com que ele faz entrega na região do seu posto de combustível, qual é o seu tempo de entrega e até mesmo como ele lida com os imprevistos e se possui estoque para casos de urgências. 

7. Centralize os produtos em um único distribuidor de combustíveis

Após escolher um bom distribuidor, agora é hora de ir para outro patamar. Se o seu posto de combustível vende diversos combustíveis, como gasolina comum, gasolina aditivada, diesel S500, diesel S10 e entre outros. Então, o recomendado é que você escolha um distribuidor que possa te fornecer todos os combustíveis

Escolhendo um mesmo distribuidor para todos os produtos, seu posto terá muitas vantagens antes e depois do fechamento do contrato. Antes, porque você já terá feito toda pesquisa e análise sobre a empresa e a sua entrega. Depois, porque irá otimizar a logística dos produtos, centralizando tudo em um distribuidor, sendo mais prático e rápido. E, além disso, poder ter negociações mais interessantes. 

8. Confira se o distribuidor de combustíveis tem responsabilidade socioambiental

Sabemos que a economia verde é uma tendência e que estará, cada dia, mais presente em nossas vidas por uma questão de sobrevivência. E não adianta só o seu posto ter cuidado com o meio ambiente, seus parceiros também precisam ter. Então, tente escolher um distribuidor que, também, age conforme as leis ambientais e apoia as ações sustentáveis. Despeja de forma correta os seus resíduos e tem processos sustentáveis em sua produção.

Ações sustentáveis para o seu posto de combustível

propostas-para-ações-sustentáveis

Sabemos o quanto está em pauta as questões de preservação ambiental e o quão a sociedade e os órgãos do reguladores cobram das empresas cuidados com o meio ambiente. Se anteriormente as empresas poderia focar somente na sua lucratividade, sem se atentar aos danos que causaria no mundo para isso. E muito menos sua comunidade em que vive. Atualmente, investir em ações sustentáveis não é uma questão de obrigação, mas de visão de quem busca manter o seu patrimônio. Principalmente, dos setores que de alguma forma pode causar um dano ou impactos ambientais, é preciso mudar de postura. Hoje, já não se pode pensar que as empresas tem suas ações irrestritas. Investir em ações sustentáveis é uma questão estratégica

Para que você seja capaz de aplicar ações sustentáveis em seu posto de gasolina, o primeiro passo é compreender este conceito. Pois o seu cuidado não irá refletir somente agora, mas nas gerações futuras também, além da sobrevivência do próprio planeta. Essas mudanças não são grandes sacrifícios se pensarmos que só vamos utilizar o necessário, em um consumo mais racional. Tenha consciência que ter um empreendimento mais sustentável envolve a colaboração de toda a equipe, portanto, é preciso treinar todos, ensinando ações sustentáveis e práticas corretas. Evitando o desperdício, como lidar com os poluentes e inflamáveis. Para se certificar que todos os cuidados estão sendo tomados, faça fiscalização sempre, pois caso houver algo errado, poderá logo consertar.

A importância das ações sustentáveis

Pensar em ter ações sustentáveis no seu posto de gasolina não ajuda só o meio ambiente, mas, também, na qualidade de vida das pessoas ao redor do seu estabelecimento. E empresas que tem responsabilidade social se diferencia no mercado, pois o público se identifica. Cada vez mais os clientes exigem posicionamento com relação às questões sociais das empresas. Logo, as empresas que se atentarem e zelar pelo meio ambiente tem maiores chances de lucro. Principalmente em um posto de combustível, por conta da finalidade do seu negócio

Ao se prevenir com relação aos riscos de danos ao meio ambiente, você evita multas e punições. Já que há órgãos que fiscalizam e controlam o funcionamento e as instalações dos posto de combustível. Inclusive ter equipamentos para controle ambiental é uma exigência, também, da legislação do setor. E, obviamente, há outros você pode investir caso queira que o seu posto de combustível tenha mais cuidados com o meio ambiente, como ter equipamentos ecologicamente corretos. Por isso vamos citar aqui alguns exemplos para seu posto de combustível ter ações sustentáveis

Tanque de paredes duplas

Ao obter um tanque de paredes duplas, caso ocorra um vazamento de combustível, seu posto de combustível terá uma proteção maior. Já que eles são constituídos por dois tanques, um por dentro do outro. O tanque interno, é feito de aço-carbono, e o tanque secundário, é  feito de fibra de vidro reforçada. Eles são fabricados justamente para suportar os combustíveis. 

Descarga selada

Uma ferramenta que pode evitar o derramamento do combustível ao descarregá-lo do caminhão tanque para os tanques do posto de combustível.

Válvula de retenção junto a bomba de abastecimento é uma das ações sustentáveis.

Sua funcionalidade é evitar a contaminação do solo em caso de vazamento de combustível entre o tanque e a bomba de combustível. A válvula fica junta a bomba de abastecimento.

Câmara de contenção de descarga

São caixas que ficam junto a descarga no tanque, por conta da impermeabilidade, evita o derramamento quando o caminhão-tanque for abastecer o tanque do posto. 

Caixas separadoras

Serve para evitar que substâncias como água e óleo não se misturem e poluem o solo ou a rede de esgoto. Dessa forma, a caixa separa e guarda os resíduos e as impurezas da água.

Canaleta de contenção

A canaleta evita o vazamento quando se vai abastecer os automóveis, que podem escorrer e contaminar o solo. Em casos que o tanque transborda, as canaletas impedem o derramamento e leva o combustível direto para a caixa separadora. 

Posto de combustível investindo em energia solar como uma propostas para ações sustentáveis

Energia solar fotovoltaica

A energia que dominará nos próximos anos, vem sendo pesquisada ainda mais. Além de não poluente, é estratégica em ser produzida por um recurso infinito. Além de ser mais econômica financeiramente, já que os únicos investimentos são com as ferramentas para captar a energia. E não é só uma das ações sustentáveis, como ainda transpassa a mensagem de modernidade, tecnologia e proatividade para os clientes.

Utilizar do teto do posto de combustível para colocar as placas coletoras de energia, o seu posto de combustível pode conseguir capturar uma boa quantidade de energia

Energia solar térmica é econômica e uma das ações sustentáveis mais importantes

Uma das ações sustentáveis que complementa a anterior, é instalar um aquecedor solar no seu posto de combustível, já que água aquecida pode ser utilizada pelos colaboradores quando forem tomar banho ou mesmo na lavagem dos carros ou do chão. Oferecendo uma limpeza mais profunda e, dessa forma, sem a necessidade de se usar muito detergentes. 

Descargas com caixas acopladas

As descargas com caixa acopladas geram uma boa economia, não desperdiça energia e nem água como as descargas antigas, possuem válvulas que controlam a quantidade de água liberada, que variam entre três a seis litros de água por descarga. Já as sem caixas acopladas, são ilimitadas, liberam 1,8 litros de água por segundo. 

Reservatório de água de chuva é uma das ações sustentáveis mais usadas

Por ficar em lugar asfaltado, o posto de combustível tem o espaço impermeável, portanto, a água da chuva não tem como escoar e chegar até o solo. No final das contas, vai parar na rede de esgoto, levando mais sobrecarga para as tubulações e contribuindo para as inundações. No entanto, toda essa água pode ser reaproveitada com ações sustentáveis.

Medidor volumétrico de combustível

Medidor volumétrico de combustível

Conhecido pela sigla MVC, o medidor volumétrico de combustível, é um equipamento obrigatório nos postos de gasolina. Ter um equipamento desse trás uma série de vantagens para o posto de gasolina, até mesmo para o trabalho dos seus colaboradores. Apesar de ser uma exigência do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), alguns donos de postos de combustível ainda não compreende a importância do medidor volumétrico de combustível. Então, resolvemos fazer esse post para que você possa entender tudo sobre esse equipamento

O que é o medidor volumétrico de gasolina?

O medidor volumétrico de combustível é um equipamento com sistema automático em que mede, em tempo real, a quantidade de estoque dos combustíveis nos tanques. Auxilia na tomada de decisão, agiliza e torna mais eficiente os processos. Assim como, diminui as chances do posto de combustível ter prejuízo, pois tem maior controle do estoque. Além disso, pode-se ter alguma exigência com relação o medidor volumétrico de combustível da Secretaria da Fazenda, vai conforme cada estado. O intuito da fiscalização é evitar possíveis fraudes nas bombas de combustível.

Existem incentivos em comprar o MVC?

A vantagem começa já na compra do medidor volumétrico de combustível, pois os postos de combustíveis que utilizarem o MVC tem direito a uma restituição no valor investido. Por conta da concessão do Crédito Presumido de ICMS no valor de 50% do MVC (limitado a R$ 5 mil). Isso está previsto no artigo 01º do Decreto Estadual nº 799, de 26/07/2016.

No entanto, é preciso se atentar as condições para receber esse incentivo:

  • O crédito de ICMS só é liberado para a primeira compra do medidor volumétrico de combustível;
  • A restituição só é disponibilizada somente no mês seguinte, depois, que o MCV reportar os dados relacionados ao nível de combustível dos tanques.

Então, conseguindo a restituição, o posto de combustível já possui um abatimento no valor investido.

Medidor volumétrico de combustível

Quais as outras vantagens de adquirir o MVC?

Pode parecer que o único motivo para um posto de combustível investir em um medidor volumétrico de combustível é para manter o seu estabelecimento legal. Porém, existem outras vantagens que analisando melhor podemos observar: 

  • Seu posto terá maior controle de gestão operacional, podendo ser melhor gerido;
  • Obtém novas formas de monitorar o nível de combustível nos tanques, melhorando a logística do posto de combustível;
  • Consegue controlar melhor os níveis, permitindo visualizar com assertividade se há vazamentos ou roubo de combustível no seu posto;
  • O MVC tem um sistema que monitora a quantidade de desperdícios, contribuindo para saúde dos seus colaboradores já que eles não precisarão mais fazer a avaliação manual;
  • Tudo isso, além de otimizar o tempo de trabalho dos seus colaboradores, melhora a gestão como um todo. Assim, aumentando os lucros. É importante entender, também, que essas vantagens são um processo.

Como é a manutenção do medidor de combustível?

É preciso ficar alerta para que não passe do prazo de manutenção ou atualização do sistema, o posto de combustível deve fazer a manutenção somente com o fabricante ou uma empresa que tenha o Atestado de Responsabilidade e Capacitação Técnica emitido pelo fabricante. Pois a manutenção tem que seguir essas regras de acordo com o artigo 10-A da Lei 14.954/09.

Como escolher um bom medidor de combustível?

Devemos observar algumas questões, pois são importantes. Na hora de realizar a compra do seu o medidor volumétrico de combustível e que podem te ajudar a fazer a compra correta e com segurança:

  • Verifique se o produto segue todas regras e legislações exigidas pelo CONAMA (de acordo com a Resolução nº 237/00) e, também, as legislações do seu estado;
  • Procure saber se o equipamento que você pretende comprar tem boa conectividade. Pois um sistema de MVC moderno permite que o monitore à distância e, ainda, possui recursos que melhorem continuamente a performance da gestão do seu posto de gasolina. Como envio de relatórios por e-mail, inúmeras informações a respeito do volume do combustível nos tanques e sobre a descarga de combustível, entre outras vantagens para a sua empresa
  • Portanto, sabemos que o medidor volumétrico de combustível é um equipamento que exige uma instalação e só, depois, poderá usá-lo tranquilamente como os outros equipamentos. Enfim, uma empresa que tenha uma boa assistência técnica e um suporte com relação a todos os processo da compra é o ideal. Até que o equipamento fique pronto para ser utilizado. 
  • Com relação ao fabricante, é sempre bom, também, pesquisar com outros clientes com relação a entrega e sobre a manutenção do equipamento. 

Seguindo todas essas recomendações, ter um medidor volumétrico de combustível é mais econômico e seguro para controlar o nível de combustível do seu posto de combustível. além de ter inúmeros outros benefícios. E você pode investir o tempo e o caixa que economiza em outras frentes do seu negócio.

Propulsora pneumática para graxa

Propulsora pneumática para graxa (4)

Praticamente todos as máquinas de indústrias precisam ser lubrificados sempre para ter um bom funcionamento, com automóveis e caminhões não é diferente. Como uma forma de película, o óleo ou a graxa previnem o desgaste e o atrito que pode gerar nas peças, ao entrar em contato uma com as outras. E para evitar, justamente, isso que tem a propulsora pneumática para graxa

Há inúmeros modelos de propulsora e mesmo que cada uma tenha o seu diferencial, as funcionalidades e processos costumam ser os mesmos. É preciso montar a propulsora encaixando a graxa no tambor, o disco no compactador e fechar a tampa. Após montar, deve ligar a propulsora pneumática para graxa com o ar comprimido e então ligar a válvula de controle, iniciando a lubrificação.

A importância da propulsora pneumática para graxa

A propulsora pneumática para graxa é uma ferramenta utilizada que faz o engraxe e a lubrificação de máquinas, motores, veículos, caminhões, trens e até barcos. E por conta disso muitos postos de combustíveis e oficinas mecânicas utilizam a propulsora. Na verdade, qualquer tipo de lubrificação forçada, mas o que isso quer dizer? É quando se insere a graxa com muita pressão para preencher todas as partes da peça que está sendo lubrificada. 

Antes, só existiam o que chamávamos de bombas de graxa manual. Em que a graxa era bombeada através de uma alavanca. Hoje, esse sistema é obsoleto, já não funciona mais, pois não consegue ser eficiente em alguns casos. Já a propulsora pneumática possui uma ferramenta de transferidores de óleo ou graxa que é feito por um sistema pneumático que comprime o ar. Dessa forma, a propulsora pneumática para graxa usa o ar como energia propulsora não sendo preciso assim, o esforço humano na lubrificação. Tornando o processo mais rápido e menos complexo. 

Propulsora pneumática para graxa otimiza o seu trabalho

A propulsora pneumática para graxa fez uma revolução no mercado de lubrificação, por ser muito rápida e eficiente, mudando consideravelmente o período de manutenção das máquinas para bem menos tempo. 

Entretanto, precisamos nos atentar, existem diferentes tipos de propulsora pneumática para graxa e cada uma com sua capacidade, logo, é preciso verificar as recomendações de uso antes de adquirir uma. Pois de indústria que demandam um grande consumo de lubrificante, a propulsora precisa aguentar até 200kg de graxa

Os modelos de propulsora pneumática para graxa variam conforme a quantidade de graxa que o tambor suporta. Para postos de combustíveis e oficinas de automóveis o consumo é em média de 20kg. Já quando é o cliente final ou oficinas que fazem pouco uso, uma propulsora para até 12kg é o suficiente. As melhores propulsora pneumática para graxa vem com todas as ferramentas necessárias.

Outras opções de equipamentos de lubrificação

Antes, utilizavam até gordura animal, o muito conhecido óleo de baleia e até mesmo o petróleo puro. Aplicavam em todos os equipamentos e em todas as máquinas, mas, ainda assim, o sistema de lubrificação não era eficiente e contínuo, com manutenção.

Ao misturar as graxas junto dos combustíveis, as bombas de graxa contaminavam e não conseguia lubrificar todas as peças. Logo, ocorria o atrito e por consequência o desgaste.

Por conta dessa deficiência e não se ter uma sistema lubrificante eficiente no mercado. Empresas começaram a investir em criação de equipamentos para oferecer esse serviço com qualidade, pois as máquinas sempre precisaram de manutenção com frequência. 

Da mesma forma que as funcionalidades dos modelos de propulsora são similares, se parecem, assim como, a manutenção dos mesmos também. Para que a lubrificação ocorra de modo correto, é preciso a utilização de graxa limpa e que não tenha impurezas, as mangueiras de graxas e ar não podem estar amassadas. 

Dessa forma, suas peças principais não sofrem danos, mantendo o bom funcionamento. É preciso obter, também, a manutenção feita por um profissional especialista na área. Quando for reabastecer o reservatório, faça o manuseio da propulsora em um ambiente limpo. Não permita que as mangueiras de ar amasse ou dobre.  E sempre quando precisar de substituição, utilize peças originais para a reposição.

Seguindo essas recomendações você poderá manter por um bom tempo sua propulsora pneumática para graxa trabalhando com eficiência.