Troca de óleo: como ter serviço diferenciado?

Da mesma forma que o óleo do motor, o óleo lubrificante do câmbio do automóvel tem como seu principal uso, reduzir o atrito e, assim, preservar as peças dos automóveis dos danos causados por conta do tempo de uso. Mas existem umas questões que o dono do carro precisa ficar atento. Alguns carros, sobretudo os modelos atuais, o óleo do câmbio manual não precisa de troca.

Como é a fabricação dos óleos lubrificantes dos carros?

A tecnologia da fabricação dos lubrificantes tem evoluído muito e, atualmente, eles duram por toda vida do automóvel, sem que seja preciso efetuar troca. Portanto, a troca do óleo só seria necessário caso ocorresse algum vazamento ou houvesse algum outro problema. No manual do proprietário do automóvel é possível verificar se o veículo precisará ou não de realizar a substituição do óleo de câmbio ou não. 

Mesmo nos automóveis equipados com Câmbio Automático, muitos fabricantes recomendam a substituição de óleo após o carro rodar 60 mil km ou ter 4 anos de uso.No entanto, o correto é substuitr o óleo com 40 mil km rodados. Analisando o estado do lubrificante a cada 20 mil km, por conta da possibilidade de vazamentos

Quais danos o carro pode sofrer se não realizar a troca de óleo?

Não realizar a troca do óleo mesmo ultrapassando esse limite, pode gerar um grande prejuízo. Pois o desgaste das peças internas podem engrossar o fluído e, ao entupir os filtros internos, impedem a circulação do óleo. E ainda, o veículo pode consumir mais combustível por conta da demora em passar a marcha, o que, por consequência, danifica ainda mais o câmbio. No final, só encarece o reparo. E, após a realizar a troca, o automóvel consegue realizar seus processos sem causar qualquer dano e ainda aumenta a durabilidade das peças. 

Como oferecer um serviço diferenciado de troca de óleo

Oferecer o serviço de troca de óleo, principalmente em conjunto com algum outro serviço, é uma ótima oportunidade de aumentar suas vendas e o ticket médio do seu posto de combustível. Os benefícios vão além, pois seus clientes irão ter uma melhor experiência e serviços mais completos. Essa é uma estratégia que faz com que empresas tenham sucesso e consigam se diferenciar no mercado. Uma empresa que tenha como objetivo crescer, deve sempre priorizar a entrega com excelência ao seu cliente, pois as chances de fidelizá-los são maiores. Além de te indicar para amigos e empresa por conta do atendimento diferenciado e serviço completo. 

Sabendo como se pode usar a troca de óleo como estratégia para aumentar o seu faturamento e ganhar mercado. Vamos te dar umas dicas de como atrair novos clientes de diversas formas com esse serviço. 

Óleo sendo trocado do automóvel
Troca de óleo no automóvel
Troca de óleo no automóvel

Ofereça serviços complemente a troca de óleo

Ter outros serviços que o seu posto de combustível possa oferecer ao cliente junto com a troca de óleo, pode aumentar o seu lucro. Além disso, sempre irá clientes para o seu posto de combustível por conta da troca de óleo, pois dela não tem como fugir. O cliente sabe que não trocá-lo pode gerar danos maiores. No entanto, as pessoas costumam procrastinar a manutenção de outras peças dos seus veículos. Por isso, quando os clientes forem trocar o óleo, você pode oferecer serviços complementares, como: 

Manutenção do radiador

Fundamental para o funcionamento do veículo e muitos clientes não se atentam em sua manutenção. Raramente encontrará radiadores em bom estado nos carros que irá realizar manutenção, pelo contrário, costumam estar com muita sujeira ou com pouca água.  Logo, é uma boa oportunidade oferecer junto com a troca de óleo, a manutenção do radiador. 

Além de ser um serviço que não é complexo e não te toma muito tempo. E você ainda ganha o cliente, já que o carro irá ter um melhor desempenho e o motor esquentará menos. 

Troca do filtro de ar 

Outra peça que é fundamental para que o carro possa ter bom desempenho, apesar de quase sempre não ter manutenção, ao ficar muito sujo, danifica o motor e, por consequência, o carro no geral.

Esse é um serviço barato, logo, dificilmente terá impeditivo dos clientes. Mas, ainda assim, encontrará muitos filtros de ar em péssimo estado. Então, sempre confira o filtro de ar dos automóveis dos seus clientes, ao fazer o serviço de troca de óleo. E se não estiver em bom estado, você pode oferecer a troca do filtro de ar

Revisão na direção hidráulica

A direção hidráulica não é mais um diferencial dos automóveis menos populares. Pelo contrário, será cada vez mais frequente nos carros fabricados atualmente como um padrão. 

E para bom funcionamento da direção hidraúlica é preciso que tenha manutenção com frequência, a cada 50 mil km. E, com certeza, seus clientes precisarão desses serviços, só que ainda não tem consciência disso. 

Seus clientes devem perceber confiança e proatividade

Ter iniciativa sempre é bem visto pelos clientes, obviamente, com bom senso e sem exageros. Se você oferece muitas melhorias de uma vez, o cliente pode pensar que você só está fazendo isso para lucrar. Sinceridade e transparência com o cliente é preciso, então, diga quais os serviços o carro dele necessita de fato. Para que assim, possa conquistar a confiança dele.

Alguns outros serviços também são bastante esquecidos pelos donos dos automóveis e que sempre tem que ter manutenção , como:

  •  Os parafusos da suspensão podem estar frouxos e é preciso apertá-los;
  • Esticar a correia;
  • Realizar limpeza ou trocar a mangueira;
  • Verificar se os pneus estão calibrados;
  • Olhar o reservatório do fluido hidráulico e ver se é preciso completá-lo;
  • Alinhar as rodas.

Por isso, visando atender a crescente demanda e facilitando o acesso a máquina de trocar o óleo dos automóveis, recentemente o Seu Posto adquiriu as máquinas para revenda, com entrega em todo o Brasil. Assim, você pode investir o seu tempo em criar estratégias para se diferenciar e sair a frente da concorrência.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *