Distribuidor de combustíveis: como escolher um?

O combustível é o principal produto do seu posto. Se você tem algum problema com seu distribuidor de combustíveis, isso afeta diretamente na qualidade da entrega do seu principal produto, até mesmo pode ter um combustível de qualidade duvidosa ou mesmo não receber a quantidade solicitada. Podendo sofrer consequências sérias na reputação e confiabilidade do seu negócio. É necessário saber escolher bem os seus fornecedores, pois eles são uns dos pilares que mantem o seu posto de combustível e é uma parceria de longa data.

Apesar do mercado de combustível ter, praticamente, um padrão são inúmeros fornecedores no mercado, cada um com suas particularidades. Por isso, vamos te ajudar com algumas dicas para que você escolha o fornecedor ideal.

8 dicas valiosas para encontrar o distribuidor de combustíveis ideal

1. Pesquise recomendações

Por mais que saibamos que o marketing digital dominou o mercado, o boca a boca continua funcionando, e muito bem, sendo uma excelente ferramenta para as tomadas de decisões. Pergunte aos clientes do distribuidor de combustíveis, que seu posto está cogitando fechar negócio, como é a experiência deles com relação a entrega dos serviços e dos produtos. Contudo, a internet, também é um ótimo lugar para você buscar informação sobre, veja se as redes sociais são alimentadas, ler tudo o que tem no site, o que informam sobre políticas de compra e a forma como interagem com os clientes. 

Além disso, pode pesquisar, também, se a empresa tem algo irregular com os órgãos reguladores. Como, por exemplo, com relação ao transporte de combustível, combustível adulterado, não seguir as normas de segurança. Qualquer uma dessas informações ficam disponível na internet sendo de fácil acesso. 

2. Verifique se o distribuidor é autorizado

Infelizmente, como qualquer outro setor, sempre há empresas que não seguem as legislações ou sempre encontram alguma brecha para se beneficiarem. Portanto, é sempre recomendado pedir ao distribuidor de combustíveis os documentos oficiais que lhe autorizam prestar serviços, além dos certificados de qualidade do produto. Dessa forma, você evitar entrar numa parceria com algum distribuidor e ter problemas tanto com os clientes quanto com os órgãos reguladores. 

No site da Agência Nacional do Petróleo (ANP), tem todas as informações sobre as exigências com relação aos distribuidores de combustíveis, e você as deve levar em consideração antes de contratar um distribuidor de combustíveis para o seu posto de combustível. Outro fator importante que deve se atentar são as certificações nacionais e internacionais de segurança e qualidade que estão presentes nas normas NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001, atestando a confiabilidade do produto.

3. Tire todas as dúvidas com o distribuidor

Embora tenha buscado recomendações e tenha encontrado um bastante informações boas sobre o distribuidor, é preciso se assegurar por todos os meios. Por isso, faça os testes com o distribuidor de combustíveis.

Formule perguntas para saber se o distribuidor de combustíveis é realmente a que você busca. Pergunte sobre as medidas de segurança, sobre quanto tempo está no mercado, os certificados e qualquer outra coisa que você julgar importante. 

4. Tenha cuidado com preços baixos 

Cada distribuidor terá um preço de combustível, no entanto, sabemos que em todo mercado existe uma média. E que a diferença do preço de um distribuidor de combustíveis para o outro não deve ser algo absurdo. Até porque os impostos cobrados e o valor do fornecedor ou importadora não diferem muito de um distribuidor para o outro. 

Se o valor da gasolina estiver muito baixo, isso pode ser um indício de que está adulterada. O que é um enorme problema, pois um automóvel que usa gasolina adulterada, logo, irá ter problemas na ignição e perda na capacidade de arranque. Isso pode gerar sérios problemas, inclusive na justiça. 

Posto de combustível pesquisando a escolha do distribuidor
Posto de combustível pesquisando a escolha do distribuidor

5. Verifique a qualidade e a segurança do produto

Tem que averiguar se o posto possui autorização da ANP, mas não é só isso, é preciso verificar se o distribuidor de combustíveis seguem as normas de qualidade e segurança indicadas pelo órgão regulador. 

Não é difícil analisar a procedência do combustível, mesmo a olho nu, é possível analisar o combustível fornecido. Sabemos que deve estar límpido, sem impurezas e na sua cor natural. E se o combustível não estiver apresentando essas características, você deve pedir os resultados dos testes de laboratório para comprovar a qualidade do produto.

Ainda com relação a segurança, é importante verificar o lacre de segurança da carga, que deve estar intacta. Pois se não estiver, é grande sinal que o combustível pode ter sido adulterado

6. Conheça a logística do distribuidor

Um bom fornecedor jamais deixará o seu cliente sem o produto solicitado. O gestores de postos de combustível sempre investigam a qualidade do combustível, se o distribuidor está de acordo com as legislações e tudo com relação a segurança. No entanto, esquecem uma parte do processo muito importante para a entrega do produto: a logística. Não adianta vender um produto excelente e não conseguir entregá-lo.  

Se atente a esse ponto e certifique-se de que o distribuidor irá atender toda a sua demanda dentro do prazo estipulado. Entenda que avaliar a logística é essencial e evita problemas futuros. Por fim, verifique a frequência com que ele faz entrega na região do seu posto de combustível, qual é o seu tempo de entrega e até mesmo como ele lida com os imprevistos e se possui estoque para casos de urgências. 

7. Centralize os produtos em um único distribuidor de combustíveis

Após escolher um bom distribuidor, agora é hora de ir para outro patamar. Se o seu posto de combustível vende diversos combustíveis, como gasolina comum, gasolina aditivada, diesel S500, diesel S10 e entre outros. Então, o recomendado é que você escolha um distribuidor que possa te fornecer todos os combustíveis

Escolhendo um mesmo distribuidor para todos os produtos, seu posto terá muitas vantagens antes e depois do fechamento do contrato. Antes, porque você já terá feito toda pesquisa e análise sobre a empresa e a sua entrega. Depois, porque irá otimizar a logística dos produtos, centralizando tudo em um distribuidor, sendo mais prático e rápido. E, além disso, poder ter negociações mais interessantes. 

8. Confira se o distribuidor de combustíveis tem responsabilidade socioambiental

Sabemos que a economia verde é uma tendência e que estará, cada dia, mais presente em nossas vidas por uma questão de sobrevivência. E não adianta só o seu posto ter cuidado com o meio ambiente, seus parceiros também precisam ter. Então, tente escolher um distribuidor que, também, age conforme as leis ambientais e apoia as ações sustentáveis. Despeja de forma correta os seus resíduos e tem processos sustentáveis em sua produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *