Propulsora pneumática para graxa

Praticamente todos as máquinas de indústrias precisam ser lubrificados sempre para ter um bom funcionamento, com automóveis e caminhões não é diferente. Como uma forma de película, o óleo ou a graxa previnem o desgaste e o atrito que pode gerar nas peças, ao entrar em contato uma com as outras. E para evitar, justamente, isso que tem a propulsora pneumática para graxa

Há inúmeros modelos de propulsora e mesmo que cada uma tenha o seu diferencial, as funcionalidades e processos costumam ser os mesmos. É preciso montar a propulsora encaixando a graxa no tambor, o disco no compactador e fechar a tampa. Após montar, deve ligar a propulsora pneumática para graxa com o ar comprimido e então ligar a válvula de controle, iniciando a lubrificação.

A importância da propulsora pneumática para graxa

A propulsora pneumática para graxa é uma ferramenta utilizada que faz o engraxe e a lubrificação de máquinas, motores, veículos, caminhões, trens e até barcos. E por conta disso muitos postos de combustíveis e oficinas mecânicas utilizam a propulsora. Na verdade, qualquer tipo de lubrificação forçada, mas o que isso quer dizer? É quando se insere a graxa com muita pressão para preencher todas as partes da peça que está sendo lubrificada. 

Antes, só existiam o que chamávamos de bombas de graxa manual. Em que a graxa era bombeada através de uma alavanca. Hoje, esse sistema é obsoleto, já não funciona mais, pois não consegue ser eficiente em alguns casos. Já a propulsora pneumática possui uma ferramenta de transferidores de óleo ou graxa que é feito por um sistema pneumático que comprime o ar. Dessa forma, a propulsora pneumática para graxa usa o ar como energia propulsora não sendo preciso assim, o esforço humano na lubrificação. Tornando o processo mais rápido e menos complexo. 

Propulsora pneumática para graxa otimiza o seu trabalho

A propulsora pneumática para graxa fez uma revolução no mercado de lubrificação, por ser muito rápida e eficiente, mudando consideravelmente o período de manutenção das máquinas para bem menos tempo. 

Entretanto, precisamos nos atentar, existem diferentes tipos de propulsora pneumática para graxa e cada uma com sua capacidade, logo, é preciso verificar as recomendações de uso antes de adquirir uma. Pois de indústria que demandam um grande consumo de lubrificante, a propulsora precisa aguentar até 200kg de graxa

Os modelos de propulsora pneumática para graxa variam conforme a quantidade de graxa que o tambor suporta. Para postos de combustíveis e oficinas de automóveis o consumo é em média de 20kg. Já quando é o cliente final ou oficinas que fazem pouco uso, uma propulsora para até 12kg é o suficiente. As melhores propulsora pneumática para graxa vem com todas as ferramentas necessárias.

Outras opções de equipamentos de lubrificação

Antes, utilizavam até gordura animal, o muito conhecido óleo de baleia e até mesmo o petróleo puro. Aplicavam em todos os equipamentos e em todas as máquinas, mas, ainda assim, o sistema de lubrificação não era eficiente e contínuo, com manutenção.

Ao misturar as graxas junto dos combustíveis, as bombas de graxa contaminavam e não conseguia lubrificar todas as peças. Logo, ocorria o atrito e por consequência o desgaste.

Por conta dessa deficiência e não se ter uma sistema lubrificante eficiente no mercado. Empresas começaram a investir em criação de equipamentos para oferecer esse serviço com qualidade, pois as máquinas sempre precisaram de manutenção com frequência. 

Da mesma forma que as funcionalidades dos modelos de propulsora são similares, se parecem, assim como, a manutenção dos mesmos também. Para que a lubrificação ocorra de modo correto, é preciso a utilização de graxa limpa e que não tenha impurezas, as mangueiras de graxas e ar não podem estar amassadas. 

Dessa forma, suas peças principais não sofrem danos, mantendo o bom funcionamento. É preciso obter, também, a manutenção feita por um profissional especialista na área. Quando for reabastecer o reservatório, faça o manuseio da propulsora em um ambiente limpo. Não permita que as mangueiras de ar amasse ou dobre.  E sempre quando precisar de substituição, utilize peças originais para a reposição.

Seguindo essas recomendações você poderá manter por um bom tempo sua propulsora pneumática para graxa trabalhando com eficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *