Medidor volumétrico de combustível

Conhecido pela sigla MVC, o medidor volumétrico de combustível, é um equipamento obrigatório nos postos de gasolina. Ter um equipamento desse trás uma série de vantagens para o posto de gasolina, até mesmo para o trabalho dos seus colaboradores. Apesar de ser uma exigência do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), alguns donos de postos de combustível ainda não compreende a importância do medidor volumétrico de combustível. Então, resolvemos fazer esse post para que você possa entender tudo sobre esse equipamento

O que é o medidor volumétrico de gasolina?

O medidor volumétrico de combustível é um equipamento com sistema automático em que mede, em tempo real, a quantidade de estoque dos combustíveis nos tanques. Auxilia na tomada de decisão, agiliza e torna mais eficiente os processos. Assim como, diminui as chances do posto de combustível ter prejuízo, pois tem maior controle do estoque. Além disso, pode-se ter alguma exigência com relação o medidor volumétrico de combustível da Secretaria da Fazenda, vai conforme cada estado. O intuito da fiscalização é evitar possíveis fraudes nas bombas de combustível.

Existem incentivos em comprar o MVC?

A vantagem começa já na compra do medidor volumétrico de combustível, pois os postos de combustíveis que utilizarem o MVC tem direito a uma restituição no valor investido. Por conta da concessão do Crédito Presumido de ICMS no valor de 50% do MVC (limitado a R$ 5 mil). Isso está previsto no artigo 01º do Decreto Estadual nº 799, de 26/07/2016.

No entanto, é preciso se atentar as condições para receber esse incentivo:

  • O crédito de ICMS só é liberado para a primeira compra do medidor volumétrico de combustível;
  • A restituição só é disponibilizada somente no mês seguinte, depois, que o MCV reportar os dados relacionados ao nível de combustível dos tanques.

Então, conseguindo a restituição, o posto de combustível já possui um abatimento no valor investido.

Medidor volumétrico de combustível

Quais as outras vantagens de adquirir o MVC?

Pode parecer que o único motivo para um posto de combustível investir em um medidor volumétrico de combustível é para manter o seu estabelecimento legal. Porém, existem outras vantagens que analisando melhor podemos observar: 

  • Seu posto terá maior controle de gestão operacional, podendo ser melhor gerido;
  • Obtém novas formas de monitorar o nível de combustível nos tanques, melhorando a logística do posto de combustível;
  • Consegue controlar melhor os níveis, permitindo visualizar com assertividade se há vazamentos ou roubo de combustível no seu posto;
  • O MVC tem um sistema que monitora a quantidade de desperdícios, contribuindo para saúde dos seus colaboradores já que eles não precisarão mais fazer a avaliação manual;
  • Tudo isso, além de otimizar o tempo de trabalho dos seus colaboradores, melhora a gestão como um todo. Assim, aumentando os lucros. É importante entender, também, que essas vantagens são um processo.

Como é a manutenção do medidor de combustível?

É preciso ficar alerta para que não passe do prazo de manutenção ou atualização do sistema, o posto de combustível deve fazer a manutenção somente com o fabricante ou uma empresa que tenha o Atestado de Responsabilidade e Capacitação Técnica emitido pelo fabricante. Pois a manutenção tem que seguir essas regras de acordo com o artigo 10-A da Lei 14.954/09.

Como escolher um bom medidor de combustível?

Devemos observar algumas questões, pois são importantes. Na hora de realizar a compra do seu o medidor volumétrico de combustível e que podem te ajudar a fazer a compra correta e com segurança:

  • Verifique se o produto segue todas regras e legislações exigidas pelo CONAMA (de acordo com a Resolução nº 237/00) e, também, as legislações do seu estado;
  • Procure saber se o equipamento que você pretende comprar tem boa conectividade. Pois um sistema de MVC moderno permite que o monitore à distância e, ainda, possui recursos que melhorem continuamente a performance da gestão do seu posto de gasolina. Como envio de relatórios por e-mail, inúmeras informações a respeito do volume do combustível nos tanques e sobre a descarga de combustível, entre outras vantagens para a sua empresa
  • Portanto, sabemos que o medidor volumétrico de combustível é um equipamento que exige uma instalação e só, depois, poderá usá-lo tranquilamente como os outros equipamentos. Enfim, uma empresa que tenha uma boa assistência técnica e um suporte com relação a todos os processo da compra é o ideal. Até que o equipamento fique pronto para ser utilizado. 
  • Com relação ao fabricante, é sempre bom, também, pesquisar com outros clientes com relação a entrega e sobre a manutenção do equipamento. 

Seguindo todas essas recomendações, ter um medidor volumétrico de combustível é mais econômico e seguro para controlar o nível de combustível do seu posto de combustível. além de ter inúmeros outros benefícios. E você pode investir o tempo e o caixa que economiza em outras frentes do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *