Ações sustentáveis para o seu posto de combustível

Sabemos o quanto está em pauta as questões de preservação ambiental e o quão a sociedade e os órgãos do reguladores cobram das empresas cuidados com o meio ambiente. Se anteriormente as empresas poderia focar somente na sua lucratividade, sem se atentar aos danos que causaria no mundo para isso. E muito menos sua comunidade em que vive. Atualmente, investir em ações sustentáveis não é uma questão de obrigação, mas de visão de quem busca manter o seu patrimônio. Principalmente, dos setores que de alguma forma pode causar um dano ou impactos ambientais, é preciso mudar de postura. Hoje, já não se pode pensar que as empresas tem suas ações irrestritas. Investir em ações sustentáveis é uma questão estratégica

Para que você seja capaz de aplicar ações sustentáveis em seu posto de gasolina, o primeiro passo é compreender este conceito. Pois o seu cuidado não irá refletir somente agora, mas nas gerações futuras também, além da sobrevivência do próprio planeta. Essas mudanças não são grandes sacrifícios se pensarmos que só vamos utilizar o necessário, em um consumo mais racional. Tenha consciência que ter um empreendimento mais sustentável envolve a colaboração de toda a equipe, portanto, é preciso treinar todos, ensinando ações sustentáveis e práticas corretas. Evitando o desperdício, como lidar com os poluentes e inflamáveis. Para se certificar que todos os cuidados estão sendo tomados, faça fiscalização sempre, pois caso houver algo errado, poderá logo consertar.

A importância das ações sustentáveis

Pensar em ter ações sustentáveis no seu posto de gasolina não ajuda só o meio ambiente, mas, também, na qualidade de vida das pessoas ao redor do seu estabelecimento. E empresas que tem responsabilidade social se diferencia no mercado, pois o público se identifica. Cada vez mais os clientes exigem posicionamento com relação às questões sociais das empresas. Logo, as empresas que se atentarem e zelar pelo meio ambiente tem maiores chances de lucro. Principalmente em um posto de combustível, por conta da finalidade do seu negócio

Ao se prevenir com relação aos riscos de danos ao meio ambiente, você evita multas e punições. Já que há órgãos que fiscalizam e controlam o funcionamento e as instalações dos posto de combustível. Inclusive ter equipamentos para controle ambiental é uma exigência, também, da legislação do setor. E, obviamente, há outros você pode investir caso queira que o seu posto de combustível tenha mais cuidados com o meio ambiente, como ter equipamentos ecologicamente corretos. Por isso vamos citar aqui alguns exemplos para seu posto de combustível ter ações sustentáveis

Tanque de paredes duplas

Ao obter um tanque de paredes duplas, caso ocorra um vazamento de combustível, seu posto de combustível terá uma proteção maior. Já que eles são constituídos por dois tanques, um por dentro do outro. O tanque interno, é feito de aço-carbono, e o tanque secundário, é  feito de fibra de vidro reforçada. Eles são fabricados justamente para suportar os combustíveis. 

Descarga selada

Uma ferramenta que pode evitar o derramamento do combustível ao descarregá-lo do caminhão tanque para os tanques do posto de combustível.

Válvula de retenção junto a bomba de abastecimento é uma das ações sustentáveis.

Sua funcionalidade é evitar a contaminação do solo em caso de vazamento de combustível entre o tanque e a bomba de combustível. A válvula fica junta a bomba de abastecimento.

Câmara de contenção de descarga

São caixas que ficam junto a descarga no tanque, por conta da impermeabilidade, evita o derramamento quando o caminhão-tanque for abastecer o tanque do posto. 

Caixas separadoras

Serve para evitar que substâncias como água e óleo não se misturem e poluem o solo ou a rede de esgoto. Dessa forma, a caixa separa e guarda os resíduos e as impurezas da água.

Canaleta de contenção

A canaleta evita o vazamento quando se vai abastecer os automóveis, que podem escorrer e contaminar o solo. Em casos que o tanque transborda, as canaletas impedem o derramamento e leva o combustível direto para a caixa separadora. 

Posto de combustível investindo em energia solar como uma propostas para ações sustentáveis

Energia solar fotovoltaica

A energia que dominará nos próximos anos, vem sendo pesquisada ainda mais. Além de não poluente, é estratégica em ser produzida por um recurso infinito. Além de ser mais econômica financeiramente, já que os únicos investimentos são com as ferramentas para captar a energia. E não é só uma das ações sustentáveis, como ainda transpassa a mensagem de modernidade, tecnologia e proatividade para os clientes.

Utilizar do teto do posto de combustível para colocar as placas coletoras de energia, o seu posto de combustível pode conseguir capturar uma boa quantidade de energia

Energia solar térmica é econômica e uma das ações sustentáveis mais importantes

Uma das ações sustentáveis que complementa a anterior, é instalar um aquecedor solar no seu posto de combustível, já que água aquecida pode ser utilizada pelos colaboradores quando forem tomar banho ou mesmo na lavagem dos carros ou do chão. Oferecendo uma limpeza mais profunda e, dessa forma, sem a necessidade de se usar muito detergentes. 

Descargas com caixas acopladas

As descargas com caixa acopladas geram uma boa economia, não desperdiça energia e nem água como as descargas antigas, possuem válvulas que controlam a quantidade de água liberada, que variam entre três a seis litros de água por descarga. Já as sem caixas acopladas, são ilimitadas, liberam 1,8 litros de água por segundo. 

Reservatório de água de chuva é uma das ações sustentáveis mais usadas

Por ficar em lugar asfaltado, o posto de combustível tem o espaço impermeável, portanto, a água da chuva não tem como escoar e chegar até o solo. No final das contas, vai parar na rede de esgoto, levando mais sobrecarga para as tubulações e contribuindo para as inundações. No entanto, toda essa água pode ser reaproveitada com ações sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *